Planejando Uma Viagem Internacional

Planejando Uma Viagem Internacional

Por Méltsia Mendonça 

A alegria e a ansiedade que costumam anteceder as viagens turísticas internacionais muitas vezes acabam fazendo com que as pessoas esqueçam de tomar as várias providências necessárias para garantir sua segurança e tranqüilidade durante a viagem.

Mas é preciso lembrar que planejar a viagem não é apenas pensar nas coisas boas a fazer e nas compras. É preciso tomar uma série de atitudes antes mesmo de comprar a passagem.

Veja as principais providências a tomar:

1 – Antes de mais nada, informe-se sobre os costumes, as leis e as condições de visto de entrada para turistas no país que pretende visitar. A maioria dos países exige visto, que deve ser obtido nos consulados instalados no Brasil. (PARA ISRAEL NÃO É NECESSÁRIO O VISTO. SOMENTE PARA O EGITO, QUE SERÁ PROVIDENCIADO PELA OPERADORA)

2 – Ao se planejar financeiramente, deixe um bom dinheiro reservado para imprevistos, cancelamentos etc. Nunca viaje para o exterior com o dinheiro contado.

3 – Providencie com toda a antecedência a regularização do passaporte e os cartões de crédito internacionais.

4 – Providencie autorizações de viagem internacional para os menores de idade. Menores desacompanhados, ou mesmo acompanhados de apenas um dos pais, precisam ser liberados pela Justiça e pela Polícia Federal.

5 – Providencie o endereço do consulado brasileiro de cada país que pretende visitar, pois esses endereços nem sempre são fáceis de encontrar.

6 – Faça exames médicos e compre todos os remédios necessários. Lembre-se também de levar a caixinha do remédio e receita (de preferência, traduzida para o inglês).

7 – Providencie óculos e outros aparatos necessários extras, pois ficar sem eles pode causar grandes transtornos.

8 – Não aceite encomendas difíceis de seus amigos. Em geral, tais encomendas dão trabalho e gastos extras.

9 – Faça uma procuração em nome de um familiar que vai ficar no Brasil, para o caso de você ter algum problema durante a viagem.

10 – Prepara-se fisicamente para a viagem, principalmente se tiver que caminhar muito, subir morros etc.: faça uma dieta preventiva e comece a praticar alguma atividade física leve, caso esteja sem se exercitar a algum tempo.

11 – No primeiro passeio, antes de sair, peça um cartão do hotel. Se você se perder, mostre o cartão e tudo estará resolvido.

 

IMPORTANTÍSSIMO

Você deverá tomar a vacina contra a febre amarela, que é dada em postos de saúde e hospitais da rede pública e particular. Depois, você deverá ir até a ANVISA e trocar o seu cartão de vacina pelo certificado internacional de vacina. A vacina deverá ser tomada até 15 dias antes da data de saída da caravana, se tomar com o prazo mínimo de 15 dias a vacina não terá validade, impossibilitando o seu embarque. Você deverá comparecer com o certificado junto com o passaporte no momento do embarque (check-in).

Você deverá visitar o site da ANVISA e agendar o seu atendimento para a troca dos cartões – www.anvisa.gov.br/viajante  –  Telefone: (31) 3277.5369 – Endereço: Avenida Afonso Pena, 2.300 – Térreo – Secretaria Municipal de Saúde – Belo Horizonte.

 

O QUE DEVO LEVAR PARA VESTIR E CALÇAR?

Durante o dia usaremos roupas e calçados bem leves (tipo Moletom, camisetas de malha, tênis e rasteirinhas), pois andaremos bastante e estar com roupas bem confortáveis lhe trará comodidade.

Lembres-se de levar um lenço grande ou xale, pois em alguns locais, é proibido entrar com os ombros à mostra, bermudas ou saias acima do joelho.

 

ALGUMAS COISAS ÚTEIS PARA INCLUIR NA BAGAGEM:

Uma mochila, para o dia-a-dia, com tudo o que você precisa para um dia inteiro de passeios.

Mp3

Relógio despertador

Óculos escuros, filtro solar e boné

Uma toalha extra, caso você queira lavar o rosto durante os passeios diários.

Caixinha de primeiros socorros e remédios costumeiros

Caixinha de costura

Devido ao clima, é Imprescindível a ingestão de muita água em Israel, pois a desidratação é muito rápida. Leve uma garrafinha térmica para carregar água durante os passeios.

Se tomar algum medicamento, levá-lo o consigo junto com a receita médica.

 

VOLTAGEM

Em Israel a voltagem é 220 volts. Portanto aparelhos que não possuem bi-voltagem deverão estar preparados antes da saída do Brasil. Leve Adaptador de tomadas para seus aparelhos elétricos.

 

AS MELHORES OPÇÕES PARA LEVAR DINHEIRO NA VIAGEM

Moeda israelense: Shekel chadash (new shekel)

O shekel é a moeda oficial de Israel. Cada dólar compra cerca de 3,80 shekels. Deve se trocar um pouco de dinheiro para pagar pequenas compras como bebidas. As demais compras poderão ser pagas em dólar ou em euro.

Dólar americano

Caso você não consiga comprar a moeda do país de destino antes de embarcar, compre dólares americanos. Você vai poder trocar no aeroporto de chegada. Porém não troque todo seu dinheiro no aeroporto, nem sempre eles oferecem o melhor câmbio. Troque um pouco para que você tenha o suficiente para os primeiros dias, até que você saiba onde trocar por um preço melhor. Fique sempre atento nas taxas de câmbio e nunca exiba uma grande quantidade de dinheiro em público.

Dinheiros e moedas

Não guarde todo o seu dinheiro num mesmo lugar, nem tudo na carteira. Use aquelas bolsinhas de elástico na cintura por baixo da roupa e evite tirar dinheiro de dentro dela em público. Moedas são sempre bem-vindas para comprar refrigerante, guloseimas, água e bugingangas. Mesmo em caso de programas de longa duração, o ideal é levar um valor em dinheiro suficiente para sua viagem inteira. Remessa de valores para o exterior através de transferências bancárias tem tarifas altas e nem sempre compensadoras quando o valor  da remessa é pequeno. Verifique junto a seu banco qual a melhor maneira de enviar remessas ao exterior com tarifas mais interessantes.

 

Cartão de crédito internacional

Sempre uma vantagem desde que você saiba usá-lo com prudência, taxas de câmbio altas podem ser uma grande desvantagem. Você poderá utilizá-los para restaurantes, ligações telefônicas e compras em geral.

Verifique com a administradora de seu cartão a melhor data para compras, tarifas para saques em moeda estrangeira, seu código de acesso para saques e para ligações telefônicas (PIN, CODE, PASSWORD), se você tem direito a um seguro saúde internacional, além da comodidade de usufruir dos serviços que eles oferecem como Salas VIP em aeroportos internacionais e etc.

 

CLIMA EM ISRAEL

Israel pode ser visitado – no que se refere ao clima – em praticamente qualquer época do ano.

A temperatura média em Israel no mês de Julho fica ao redor dos 35’. Na Galiléia a temperatura costuma ser um pouco mais baixa durante o dia e na região de Jerusalém um pouco mais alta em função do deserto. Normalmente as temperaturas mais altas acontecem na região do Mar Morto, já que ele fica a 400 m abaixo do nível do mar. À noite a temperatura cai um pouco em todo país, mas raramente fica abaixo dos 25’ nesta época do ano. Recomenda-se por precaução que os passageiros levem na bagagem ao menos uma blusa de manga comprida para a viagem de avião, que acontecerá durante a noite.

 

JERUSALEM – temperaturas médias

Primavera (abril): mínima 10ºC / máxima 23º

Verão (julho): mínima 20ºC / máxima 35ºC

Outono (outubro): mínima 15ºC / máxima 27ºC

Inverno (janeiro): mínima 5ºC / máxima 13ºC

 

EMBARQUE

Na chegada ao aeroporto de Confins, será feito o check in dos passageiros com despacho de bagagem direto para o Cairo. É importante deixar sempre à mão a passagem aérea, o passaporte e a carteira de identidade.

 

VOLUME E PESO DA BAGAGEM

Para quem embarca para Israel, Egito e Turquia, as regras de bagagem são as seguintes:
Para passageiros viajando em classe econômica SERÃO PERMITIDAS DUAS MALAS DESPACHADAS. UMA COM 20 KG E OUTRA COM 10 KG – a soma das 3 dimensões (comprimento mais largura mais altura) de cada uma não pode exceder 158 cm, e a soma total das dimensões de ambas as malas não pode ser maior do que 273 cm.

 

BAGAGEM

POR RAZÕES DE SEGURANÇA RECOMENDA-SE QUE NÃO SEJAM INCLUÍDOS NA BAGAGEM DESPACHADA OS MATERIAIS, AS SUBSTÂNCIAS E OS OBJETOS ESPECIFICADOS NA NORMATIVA DE CADA BILHETE AÉREO. POR EXEMPLO:

Objetos que ofereçam perigo à aeronave, como:

Gases comprimidos (refrigerados, inflamáveis, não inflamáveis e venenosos), como butano, oxigênio, nitrogênio líquido, aparelhos de oxigênio;

Explosivos (munições, fogos de artifício e lâminas);

Líquidos e sólidos inflamáveis (isqueiros e refil, fósforos, vernizes, solventes);

Materiais radioativos;

Materiais oxidantes (pólvora, peróxidos);

Venenos e substâncias infectantes (como inseticidas, herbicidas e materiais com vírus vivo;

Bolsas e malas que dispõem de dispositivos de alarme e eventuais baterias de lítio instaladas para relativos carregamentos

Caixas com aparelhos de televisão, rádio, eletrodomésticos, perecíveis (peixes, frutas, alcoólicos, óleos e outros líquidos).

* TUDO QUE FOR LÍQUIDO E PASTOSO DEVERÁ SER ACONDICIONADO EM SAQUINHOS DO TIPO ZIPLOC, MESMO NA BAGAGEM A SER DESPACHADA.

* NÃO É PERMITIDO O USO DE CADEADOS DE QUALQUER TIPO. MESMO OS DE FECHADURA UNIVERSAL, USADOS EM VIAGENS INTERNACIONAIS, NÃO SÃO PERMITIDOS NAS VIAGENS AO ORIENTE MÉDIO.

 

BAGAGEM DE MÃO

É permitido levar apenas uma bagagem de mão de até 5 kg com as seguintes dimensões máximas:

Comprimento: 55 cm.

Altura: 25 cm.

Profundidade: 35 cm.

 

ATENÇÃO: NÃO PODERÃO SER TRANSPORTADOS NA BAGAGEM DE MÃO NADA LÍQUIDO ACIMA DE 100 MLS (CUIDADO COM PERFUMES, MAQUIAGEM, DESODORANTES, CREMES), ARTIGOS E OBJETOS CORTANTES COMO FACAS, TESOURA DE QUALQUER TAMANHO, CANIVETES, ALICATES DE UNHA, PINÇA E SIMILARES.  – LÍQUIDOS, GÉIS, PASTAS DEVEM SER CONDUZIDOS EM UM SACO PLÁSTICO DE ATÉ 20 CM X 20 CM (1LITRO – TIPO ZIPLOC), APRESENTADOS NA INSPEÇÃO DO RAIO-X SEPARADAMENTE DA BAGAGEM. CADA RECIPIENTE NÃO PODE EXCEDER O VOLUME DE 100 ML. LÍQUIDOS EM FRASCOS ACIMA DE 100 ML NÃO PODEM SER TRANSPORTADOS, MESMO QUE PARCIALMENTE CHEIOS.

– MEDICAMENTOS DE USO CONTROLADO SOMENTE COM PRESCRIÇÃO MÉDICA E APRESENTAÇÃO DA RECEITA NO MOMENTO DA INSPEÇÃO DE RAIO-X.

– ALIMENTAÇÃO DE BEBÊS OU LÍQUIDOS ESPECIAIS (SOPAS, XAROPES, SORO ETC.), APENAS NA QUANTIDADE A SER UTILIZADA DURANTE O VÔO, INCLUINDO EVENTUAIS ESCALAS, E APRESENTADOS NA INSPEÇÃO DE RAIO-X PREVENTIVA DE SEGURANÇA A BORDO.

O PASSAGEIRO QUE RESPEITA OS CRITÉRIOS DA BAGAGEM DE MÃO AGILIZA SUA PASSAGEM PELO CHEK-IN, SEU EMBARQUE E EVITA CUSTOS ADICIONAIS.

 

EXCESSO DE BAGAGEM:

As malas em excesso à franquia permitida serão taxadas por peça. As taxas de excesso de bagagem serão aplicadas para excesso em número – CADA PASSAGEIRO PODERÁ EMBARCAR APENAS DUAS MALAS – excesso em volume – CADA PASSAGEIRO TERÁ DIREITO A 30 KGS DE BAGAGEM – e em dimensão – CADA UMA NÃO PODE EXCEDER 158 CM. O valor pode chegar a 0,5% da tarifa cheia do bilhete por quilo de excesso. A companhia também poderá negar o excesso de bagagem ou transportá-la em outro vôo para respeitar as normas de segurança sobre o peso máximo de decolagem das aeronaves. No caso de excesso de bagagem em vôos internacionais, consulte a empresa aérea sobre os valores cobrados.

 

IDENTIFICAÇÃO DE BAGAGEM

Identifique a sua bagagem com nome, endereço e telefone, ponha as etiquetas em lugares visíveis e também uma dentro da mala. Deve-se colocar na mala fitas ou adesivos coloridos que diferenciem sua mala, de forma que quando ela aparecer na esteira você saberá que é a sua bagagem. Isso evitará que outra pessoa a pegue por engano. As bagagens deverão ser etiquetadas com destino de Tel Avivl, já que mesmo passando pela Turquia para apanhar a conexão, os passageiros tem com parada final o único aeroporto internacional de Israel.

Recomenda-se que quando se viaja em pares, um coloque ao menos uma muda de roupa na mala do outro, para o caso de haver extravio de bagagem. Se estiver viajando sozinho, leve a muda extra em sua bagagem de mão.

 

EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

As pessoas que tiverem máquina fotográfica fabricada fora do Brasil acima de 14 pixels deverão fazer a declaração deste produto. O mesmo se refere às filmadoras e note boocks que custarem mais do que US$ 1.500,00.

-Se você precisar declarar algum equipamento eletrônico, na saída do Brasil dirija-se à Receita Federal do aeroporto de Guarulhos, levando o aparelho, câmera fotográfica ou instrumentos musicais e o passaporte.

 

BAGAGEM DANIFICADA, VIOLADA OU EXTRAVIADA

1. Em caso de danos ou sinais de violação (cortes na bagagem, fechos ou cadeados forçados, conteúdo remexido, pacotes rasgados etc.), a bagagem deve ser retirada da esteira do aeroporto pelo passageiro, que precisa comunicar o problema à empresa aérea. Um relatório será preenchido contendo os detalhes sobre os danos e a empresa aérea deve responsabilizar-se pela indenização ou reparo da bagagem.

2. Em caso de extravio, o passageiro deverá comunicar o problema à empresa aérea antes de se retirar da área de entrega das bagagens. Será preenchido um relatório em três vias com descrição do volume extraviado e informações sobre seu conteúdo. A empresa aérea tratará de localizar a bagagem e se não obtiver êxito, será obrigada a indenizar o passageiro.

 

ITENS DE VALOR NA BAGAGEM

Na bagagem a ser despachada, o passageiro deve evitar transportar bens de valor (como jóias ou eletroeletrônicos). Se houver essa necessidade, é possível declarar o valor dos bens transportados ainda no check-in, basta solicitar o formulário á empresa aérea que se responsabilizará pelos bens declarados mediante taxa a ser cobrada no ato da confirmação dos bens. Consulte os valores com a companhia aérea.

 

INSPEÇÃO NOS AEROPORTOS

– Ao chegar, no aeroporto você será inspecionado, provavelmente revistado. As autoridades de segurança lhe farão perguntas, suas malas passarão por uma rigorosa inspeção. A entrada e saída de Israel é sempre precedida de perguntas aos passageiros. Normalmente estas perguntas se referem à bagagem. Perguntam se foi você mesmo que a preparou, se ela esteve o tempo todo sob seu cuidado, se algum desconhecido lhe deu algum objeto para ser levado. Sobre as coisas que você comprar em Israel, sempre diga que foi você mesmo que comprou e de preferência tenha as notas ou cartão das lojas junto ao objeto que foi comprado. Não se deve pegar nada de pessoas estranhas, mesmo que seja um simples mapa. Nunca se afaste de sua bagagem de mão ou bolsa por nenhum motivo.

Procure colaborar com o serviço de segurança e seja claro nas suas respostas.

 

GUIA LOCAL

O guia local acompanhará o grupo da chegada até a saída no Egito e em Israel. Será um guia que fala português. Há um procedimento padrão entre os guias que atendem turistas do mundo inteiro: ao chegar ao local a ser visitado, primeiramente ouve-se a explicação atenta do guia, que pode também passar a palavra ao pastor (a) acompanhante. Terminada a explanação, haverá tempo livre para fotos. Os guias sempre colocam o local visitado sob o contexto histórico e bíblico. Depois o(a)  pastor (a) fará comentários a respeito. Em todos os lugares visitados haverá sempre uma contagem dos passageiros que é feita antes da saída do lugar. Caso alguém se perca, este deverá permanecer no lugar, pois alguém virá para buscá-lo. Teremos também uma guia da Lexus, Regina Assumpção, que nos acompanhará desde a saída do aeroporto de Guarulhos em São Paulo e por toda a viagem, até nosso retorno a São Paulo.

 

MARCAÇÃO DE ASSENTOS

A marcação de assentos será feita no momento do check-in no balcão do aeroporto. Em caso de necessidade operacional, a companhia aérea poderá reacomodar os passageiros em outros assentos ou deixar a escolha livre a bordo, sem necessidade de aviso prévio.

 

DICAS DE SEGURANÇA

Lembre-se de colocar nome, endereço, telefone e cópia do roteiro de sua viagem dentro de sua bagagem. Em caso de perda da bagagem, essas informações ajudarão a recuperá-las mais rapidamente.

Coloque roupas na mala, ao invés de carregá-las como volumes individuais.

Não deixe objetos de valor dentro do ônibus e não mostre grande quantia de dinheiro ou jóias em público. Deixe seus pertences de valor no cofre do hotel, INCLUSIVE O ORIGINAL DE SEU PASSAPORTE. TIRE UMA CÓPIA COLORIDA DAS DUAS FOLHAS DO PASSAPORTE QUE CONTÊM SEUS DADOS E FOTO E MANDE PLASTIFICAR. ESTE SERÁ O DOCUMENTO QUE VOCE CARREGARÁ DURANTE AS VISITAS DIÁRIAS EM NOSSA VIAGEM.

 

HOTEL

Ao deixar os hotéis, verifique sempre eventuais contas extras. Muito cuidado com jóias, passaporte e dinheiro, feche as malas antes de deixar seus aposentos, procure utilizar cadeado nas malas. Para valores, utilize o cofre do hotel. Utilize sempre a entrada principal do Hotel quando retornar tarde. Quando estiver dentro do quarto, feche a porta e use as trancas. Tenha certeza de que as janelas, portas, e portas de conexão com outros quartos estão trancadas com total segurança.

Verifique sempre quem está batendo na porta antes de abri-la. Não convide estranhos para dentro do seu quarto.

Não esqueça as chaves do seu quarto em mesas de restaurantes ou do lado de fora da porta.

Veja quantas portas separam seu quarto da saída de emergência. Saiba onde estão os extintores de incêndio e alarmes.

Reporte atitudes suspeitas à gerência do Hotel.

 

SAÍDA DOS HOTÉIS

A maioria dos hotéis cobra uma taxa mesmo quando é solicitada uma ligação a cobrar do apartamento. Portanto na saída sempre deve se conferir se há alguma pendência. As bebidas são sempre cobradas à parte e nunca estão incluídas nas refeições. Quando da saída de um hotel, as malas deverão ser colocadas do lado de fora, junto à porta do apartamento no horário combinado. Quando o passageiro descer para a recepção deverá confirmar se sua bagagem está junto com as demais do grupo. Se não estiver até o momento que elas são transportadas para o ônibus, o guia deverá ser avisado, pois ela pode estar ainda em frente ao seu apartamento. ANTES DE ENTRAR NO ÔNIBUS, CONFIRA SE SUA BAGAGEM JÁ FOI EMBARCADA. LEMBRES-SE: ELA É DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE E TANTO OS GUIAS QUANTOA OPERADORA OU A LÍDER DA CARAVANA NÃO PODERÃO SER RESPONSABILIZADOS PELO ESTRAVIO OU PERDA DA MESMA.

 

NUNCA

Troque dinheiro nas ruas com desconhecido. Tal recomendação é feita para que não haja problemas em sua viagem, ao trocar eventualmente uma nota de dólar que possa ser falsa.

 

CONVÍVIO EM GRUPO

Coloque na sua mala de viagem bastante alegria, paciência, bom humor e muito amor a Deus! Caso você esteja compartilhando o quarto com outro participante do grupo, paciência e respeito são importantes entre os companheiros de viagem. Se caso você preferir dormir sozinho(a), opte por suplemento para um quarto individual, sabemos que às vezes é difícil dividir um quarto com pessoas e hábitos diferentes. Não se esqueça de levar uma Bíblia, porque na verdade ela é que vai ser o nosso verdadeiro guia desta viagem!!!!

 

ADAPTAÇÃO

Procure sempre adaptar-se aos costumes de cada país, que em muitos aspectos são diferentes dos nossos. Leia com muita atenção todos os comunicados da viagem. Se houver alguma dúvida procure um membro da coordenação e consulte-o.

 

RECOMENDAÇÕES ESPECIAIS:

Monte Sinai

Para os que desejarem subir ao Monte Sinai, é necessário uma lanterna média (existem lugares para compra no local por U$ 6 aproximados), agasalho, pois a temperatura é baixa mesmo no verão e garrafas de água. Aconselhamos também levar barrinhas de cereais e chocolates, que auxiliarão na reposição da energia necessária para a subida.  Informamos que esta subida é de nível difícil, não sendo aconselhável para pessoas com problemas de saúde ou que não tenham um ÓTIMO CONDICIONAMENTO FÍSICO. O tempo de subida é de 3 horas a 4 horas e meia.

Banho no Mar Morto As águas que não afundam:

Aqueles que desejarem banhar-se nas águas no Mar Morto recomendamos muito cuidado com o rosto, principalmente olhos, ouvidos e nariz, pois a água é extremamente salgada e se cair nos olhos, você sentirá uma ardência como nunca sentiu antes.

Bolsa com suporte para carregar dinheiro e passaporte:

Sugerimos que cada passageiro leve o seu passaporte e dinheiro em uma Bolsinha de elástico ou outro acessório que fique junto ao corpo, dando-lhe maior segurança.

Taxas de serviço e gratificações:

É praxe internacional a cobrança de taxas ou gratificações para maleteiros, garçons, motoristas, guias locais e demais profissionais envolvidos com a excursão. Sugerimos o valor de Us$30,00 por passageiro, e os mesmos deverão ser entregues ao guia que distribuirá a todos que nos atenderão durante a viagem. Não confundir com as taxas já cobradas no Brasil, como por exemplo: seguro saúde, taxa de embarque do aeroporto do Brasil, taxa de embarque do aeroporto em Israel, e visto para a entrada no Egito.

 

REPRESENTAÇÃO DO BRASIL EM ISRAEL

Israel – Embaixada em Tel Aviv

Beit Yachin 2, Kaplan ST-8th Floor , Tel Aviv – Israel 64734 – Tel. (009723) 696-3934

 

SEGURO DE SAÚDE E DE BAGAGEM

Os passageiros receberão um seguro de saúde e de bagagem que tem uma cobertura de até US$ 6.000 (Seis mil dólares). Ou seja, se o passageiro tiver algum problema de saúde durante a viagem, as despesas até esse valor estarão cobertas pela seguradora. Para usar o seguro o passageiro deverá sempre pedir o auxilia do guia. Os serviços serão prestados sempre mediante autorização prévia da seguradora em São Paulo, que entrará em contato com o médico para atender o passageiro ou indicará o hospital que ele deverá ser levado. As despesas com remédios e consultas decorrentes de atendimento feitas no exterior serão depois reembolsadas desde que comprovadas com as devidas notas fiscais. Doenças pré-existentes terão atendimento. Mas o seguro visa atender emergências ou males que ocorram durante a viagem. O mesmo se refere a bagagem. A companhia aérea tem um seguro no caso da perda da bagagem. A seguradora dá um valor a mais caso ela não seja encontrada depois de 30 dias do registro da ocorrência.

 

PROCURA-SE PASSAPORTE

Você está em plena viagem ao exterior e se dá conta que perdeu o passaporte. O que fazer? Em caso de perda ou roubo de passaporte, procure imediatamente o Consulado Brasileiro no país em que você estiver, para providenciar a reemissão do seu documento. Não exite em ir ao Consulado, pois caso você seja abordado sem o passaporte, por qualquer autoridade estrangeira, você poderá ser preso e deportado ao seu país de origem. Para ter em mãos os endereços dos Consulados Brasileiros no exterior, confira as Representações do Brasil no Exterior.

 

LIGAÇOES PARA O BRASIL

Tenha atenção no horário para ligar para o Brasil, pois são 6 horas a menos aqui.

Aconselhamos para suas ligações usar o sistema da Embratel a cobrar (exceto no Egito onde este serviço ainda não esta disponível).

Bezeq 1809494550

Golden Lines 1809205555

 

SHABAT

– Em Israel, desde o pôr-do-sol de sexta-feira até o anoitecer de sábado, quase todo o comércio fecha (inclusive os restaurantes), e a maior parte da rede de transportes públicos não funciona, em razão do Shabat, dia do descanso judaico, quando qualquer esforço é proibido. Dependendo do tempo que você for ficar em Israel, tente evitar esses dias.

 

NA HORA DE COMER:

-Comece com pratos leves e vá se habituando aos poucos. No Oriente, eles usam muitos condimentos que, devido a falta de costume de ingeri-los e o calor, podem causar má digestão ou até mesmo diarréia.

NO EGITO, NUNCA BEBA ÁGUA QUE NÃO SEJA MINERAL.

Se possível, até a escovação dos dentes deve ser feito com água mineral.

Cuidado com comidas cruas, sucos naturais, frosens, picolés e sorvetes não industrializados, pois eles podem não estar devidamente higienizados ou serem feitos ou lavados com água contaminada, o que pode causar desconforto intestinal e náuseas.

Cuidado com as comidas em cores vermelhas, pois geralmente, são apimentadas.

Pelo menos nos primeiros dias de viagem, dê preferência às comidas às quais esteja habituado. Isso evitará desconfortos intestinais e estomacais desagradáveis.

 

PASSANDO PELA ALFÂNDEGA  – LIMITES DE COMPRAS

Todo turista pode comprar até US$ 500 em mercadorias no exterior e mais US$ 500 no free-shop no Brasil. O limite de compras no exterior se refere ao valor de um único artigo (notebook, filmadoras, etc.) e não a somatória das compras realizadas na viagem.

1. O viajante procedente do exterior, que ingressar no país via aérea, está isento de impostos referentes a:

* Roupas e objetos de uso pessoal em quantidades compatíveis com a duração e finalidade de sua viagem; Livros e periódicos;

* Quaisquer objetos, até o limite global de US$ 500,00 (quinhentos dólares americanos) ou equivalente em outra moeda, sendo este um limite individual e intransferível.

2. Dirija-se ao canal de Bens a Declarar quando:

* Você trouxer na bagagem bens em valor superior a US$ 500,00 (quinhentos dólares americanos) por unidade, para que seja calculado o tributo devido sobre o valor excedente, incidindo a alíquota única de 50%. Se você não se apresentar ao Auditor Fiscal, implicará aplicação de multa de 100%;

* Você necessitar regularizar, documentalmente, bem trazido do exterior, como telefone celular.

3. Não é permitido: trazer como bagagem mercadorias que, por sua natureza e quantidade, caracterizem destinação comercial, independentemente de seu valor.

 

DICAS PARA TORNAR A SUA VIAGEM DE AVIÃO MAIS AGRADÁVEL.

Leve sempre um casaco ou um agasalho – o ar condicionado no avião é sempre bem gelado e durante viagens noturnas sentimos mais frio.

Procure não carregar peso – como bagagem de mão só é permitido 1 volume por passageiro e não excedendo 5 quilos. Lembre-se que esta bagagem será carregada por você mesmo, e pode não caber no compartimento interno do avião.

Mantenha-se hidratado – durante viagens longas, a umidade dentro da aeronave gira em torno de 17%, isto é, o ar fica extremamente seco, prejudicando a pele e a mucosa do nariz. Beba muito líquido, use creme hidratante na pele e convêm usar algumas gotas de soro fisiológico no nariz.

Evite bebidas gasosas e excesso de bebidas alcóolicas – Os gases se expandem no abdômen e podem causar desconforto. A altitude e o ar rarefeito, potencializam o efeito do álcool, podendo causar desmaios durante o vôo (algumas companhias aéreas americanas, passaram a cobrar por bebidas alcoólicas na tentativa de coibir casos de embriagues e distúrbios de comportamento.

Previna-se contra enjôos e tonturas – É comum algumas pessoas sentirem tonturas e enjôos durante os vôos. Seguindo orientação médica, tome algum medicamento 30 minutos antes do embarque que iniba esta sensação ou procure não viajar de estômago vazio, não comer muito durante o vôo, sentar-se nos assentos próximos às asas e longe das janelas. Em caso de turbulência, respire fundo e concentre a atenção num ponto fixo à sua frente.

Escolha o melhor assento – As poltronas dos aviões reclinam apenas até 35 graus e estão posicionadas a 80 cm distante do assento da frente. Para tentar conseguir melhor posição, procure marcar seu assento no ato da reserva ou fazer o check-in com 3hs de antecedência escolhendo assentos no corredor, nas primeiras fileiras ou junto às saídas de emergência, locais que possibilitarão esticar as pernas e movimentar-se mais.

Selecionamos alguns exercícios que podem melhorar a sua circulação sanguínea e aumentar o conforto durante o vôo.

Procure se exercitar enquanto estiver sentado 

É recomendável que você faça exercícios por pelo menos cinco minutos a cada uma ou duas horas de vôo. Cruzar as pernas não é recomendável durante a viagem, pois dificulta a circulação sanguínea.

Se você se sentir cansado durante a viagem, respire fundo pelo menos três vezes e tenha sempre bons pensamentos. Essa é a melhor forma de energizar o corpo e a mente.

Prefira sempre alimentos leves, durante e após viagens de longa duração. Aproveite o vôo para relaxar ouvindo a música de sua preferência ou lendo uma revista de variedades ou um bom livro. Simplesmente esqueça os problemas e relaxe. Evite comer demais e alimentos pesados – Certos alimentos (ex: carne vermelha, frituras e feijão) estimulam a fermentação e podem causar gases que provocam desconforto.

Procure sempre usar roupas leves e sapatos confortáveis. Troque as jaquetas e blazers sintéticos por peças à base de algodão. Se possível, viaje com jogging. Evite o uso de roupas apertadas – Assim como os pés, todo o corpo se “dilata” durante vôos mais longos. Evite jeans muito justos e sapatos de salto alto.

Mantenha-se sempre hidratado durante a viagem. Água e sucos são mais recomendáveis. Evite ingerir bebidas alcoólicas ou a base de cafeína. Assim você evitará a fadiga e dor de cabeça e tornará a sua viagem mais agradável.

Durante o vôo, sempre que possível hidrate seu rosto, as mãos e o pescoço, com movimentos leves e circulares. Dê preferência aos cremes à base de água. Eles são facilmente absorvidos pela pele e diminuem os efeitos causados pelo ar seco a bordo.

 

Jet Lag – sintomas causados pela diferença de fuso horário

O Jet Lag é um fenômeno comum em passageiros causados por longas viagens em que há mudanças de fuso horário, causando falta de sintonia entre o nosso relógio biológico e o horário local, principalmente entre viagens de oeste para leste. Os sintomas mais comuns são:

transtornos de sono (sonolência ou insônia)

dor de cabeça

fadiga

falta de concentração

irritabilidade

 

Como amenizar este sintomas?

Em viagens mais curtas, não altere o horário de casa em seu relógio, para que possa se alimentar e dormir.

Em viagens mais longas, tente se adaptar o mais rápido possível ao horário local, expondo-se a luz solar, fazendo algum exercício físico ao ar livre, alimentando-se e dormindo no horário local.

Tome um longo banho para reidratar o corpo, beba muita água a caminhe para aclimatar-se.

Procure não dormir no avião, caso chegue à noite em seu destino, assim você terá mais sono ao desembarcar. Caso chegue pela manhã, procure dormir o máximo durante o vôo.

 

SOLICITAR ATENDIMENTO ESPECIAL

São considerados passageiros com necessidade de atendimento especial: pessoas portadoras de deficiência, gestantes , lactantes, idosos a partir de 60 anos, crianças desacompanhadas, pessoas acompanhadas por criança de colo e pessoas com mobilidade reduzida. Esses passageiros deverão avisar a empresa aérea sobre suas necessidades no ato da compra da passagem, até mesmo pela internet, ou com antecedência mínima de 48 horas antes do embarque.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s