Você Sabia Que…

Você Sabia Que… 

Em caso de dano, a sua bagagem deve ser retirada da esteira do aeroporto pelo passageiro, que precisa comunicar o problema à empresa aérea. Um relatório será preenchido em três vias (uma fica com você) contendo todos os detalhes sobre os danos, apontando até mesmo as possibilidades de reparo. A empresa área imediatamente promoverá investigações e se responsabilizará pelo pagamento de indenização ou reparo, na forma da lei, ressalvados os casos de dolo, má-fé, ou ainda, embalagem inadequada para transporte.

Em caso de extravio de bagagem, você deve comunicar o problema à empresa aérea antes de retirar da área de entrega das bagagens. Será preenchido um relatório em três vias (uma fica com você) com a descrição do volume extraviado e informações sobre o conteúdo. A empresa aérea tratará de localizar a bagagem e, se não obtiver êxito, será obrigada a indenizar o passageiro.

Quando constatar sinais de violação de bagagem, você deve comunicar imediatamente à empresa aérea. Um relatório será preenchido em três vias (uma fica com você) contendo todos os detalhes sobre a violação e indicação sobre o valor dos objetos desaparecidos. A empresa aérea não aceita reclamações referentes a jóias, dinheiro, máquinas fotográficas, filmadoras e outros objetos de valor. Você deve ler atentamente a contracapa do bilhete de passagem, onde constam as limitações de responsabilidade da empresa aérea no transporte da bagagem.

 – Em vôos internacionais, a empresa aérea indenizará extravios de bagagem no valor máximo de US$ 400,00. em vôos nacionais, a indenização será feita com base no Código Brasileiro de Aeronáutica.

 – Se você não reclamar de imediato e não preencher o relatório apropriado de extravio ou danos de bagagem, você perde o direito de reclamar na empresa aérea a indenização por dano, extravio ou violação de bagagem.

 – Se você deixar para reclamar problemas com bagagem por carta, você está sujeito a prazos imprevisíveis para receber indenizações.

 – A empresa aérea não se responsabilizará por qualquer prejuízo em bagagens de mão ou objetos de seu uso pessoal, a não ser quando o prejuízo decorre de falha de algum funcionário, devidamente constatada pela empresa aérea.

 – Para facilitar a identificação/localização de sua bagagem em casos de extravio, você deve colocar etiqueta, por fora da bagagem, com nome, endereço completo, telefone e e-mail.

 – O passageiro com reserva confirmada deve comparecer para embarque nos prazos estabelecidos pela empresa aérea, sendo que os limites máximos são: a) até 30 (trinta) minutos antes da hora de partida do avião, em vôos nacionais b) até 60 (sessenta) minutos antes da hora da partida do avião, em vôos internacionais.

Em viagens de volta, você deve sempre confirmar sua reserva, informando endereço e telefone de seu local de hospedagem. Em vôos internacionais, a reconfirmação da reserva é obrigatória até 72 horas antes do horário de partida do avião.

 – A confirmação de uma reserva por parte da empresa aérea ou de um preposto será considerada efetiva se estiver devidamente anotada em campo próprio no bilhete de passagem.

 – O cancelamento de reserva já confirmada deve ser feito 4 horas antes do horário de apresentação do passageiro para embarque.

 – A empresa aérea pode exigir do passageiro trajes que considerar adequados, vetando, por exemplo, camisetas sem manga ou roupas de banho e ginástica.

 – A bordo, o passageiro deve obedecer a todas as orientações da tripulação e não poderá causar desconforto, prejuízo ou incômodo aos demais passageiros. Os pais não devem, por exemplo, permitir que as crianças brinquem com a mesinha destinada a refeições, presa no encosto da poltrona da frente.

 – A bordo, o passageiro não pode fazer uso de bebidas que não sejam oferecidas pelo transportador.

 – O passageiro não deverá utilizar aparelhos eletrônicos que possam interferir nas operações do avião ou perturbar a tranqüilidade dos demais passageiros.

 – O passageiro deverá manter atado o cinto de segurança sempre que a tripulação determinar. Durante o estacionamento, até a parada completa do avião, não é permitido levantar-se e retirar volumes dos compartimentos de bagagens.

 – O comandante do avião é autoridade máxima do vôo, desde o fechamento (no ponto de partida) até a abertura (no ponto de chegada) das portas do avião. Quando julgar necessário, o comandante poderá excluir passageiros inconvenientes ou que colocarem em risco a segurança de vôo, desembarcando-se na primeira escala.

 – É proibido o embarque de passageiros conduzindo armas, munições, explosivos, produtos químicos e materiais que possam colocar em risco a segurança do vôo.

 – Passageiros com autorização para portar arma deverão entregá-la à empresa aérea, que a transportará descarregada, devolvendo-a na hora do desembarque.

 – Nos vôos internacionais, os passageiros com porte de arma fornecido no Brasil estão sujeitos à legislação dos países de destino. A empresa aérea deverá alertar o passageiro sobre o assunto.

Nos vôos nacionais, oficiais das Forças Armadas, Forças Auxiliares e agentes policiais poderão embarcar portando armas, desde que atendidas as exigências da regulamentação existente para tais situações.

 – Em qualquer viagem aérea, você paga taxa de embarque e passa a ter direito de utilizar, com total apoio e segurança, os aeroportos incluídos na viagem.

 – Os carrinhos de bagagem estão à disposição em todos os aeroportos e você só obrigado a liberá-los na hora em que despacha a bagagem.

 – É proibido circular com animais em aeroportos, exceto quando estejam em recipientes apropriados ou sirvam de guia para deficientes de visão ou audição.

 – Os aeroportos dispõem de serviços para registro de queixas e de seções de “Achados e Perdidos”, aos quais os passageiros deverão dirigir-se quando julgarem necessário.

 

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